Nivel de Gratuidade do Serviços da AWS

Uma das maiores barreiras dos profissionais que estão iniciando na computação em nuvem é não saber quanto será cobrado no final do mês após criar alguns serviços. E eu sei disso porque era uma barreira que eu também tinha. Mas para isso existe o nível de gratuidade da AWS.

Por isso eu resolvi criar esse artigo para explicar como funciona o nível de gratuidade da AWS (Amazon Web Services), que é um recurso muito importante…e eu diria essencial…para os profissionais que estão iniciando, pois podem criar vários serviços e fazer todos os testes necessários por 1 ano, o que é tempo suficiente para se tornar um especialista em Amazon Web Service.

Vou mostrar como você pode utilizar uma estrutura relativamente complexa para testes e laboratórios sem pagar nada, ou praticamente nada usando o nível de gratuidade da AWS.

Uma das maiores dúvidas é o EC2 que é o serviço de computação da AWS, se você não conhece esse serviço, NESTE VÍDEO eu explico como criar sua primeira instancia Windows na AWS usando o nível de gratuidade da AWS.

EC2 - Serviço de Computação da AWS

Você pode utilizar 750 horas por mês de uso de instância t2.micro Linux, RHEL ou SLES e 750 horas por mês de uso de instância Windows t2.micro (t2.micro é o flavor, ou seja, uma configuração de processador, memória e disco pré-definida).

Como funciona? Você pode por exemplo utilizar 5 instâncias por 150 horas em um mês sem custo nenhum, então se você precisar fazer testes com 5 instâncias simultâneas, você tem 150 horas mês para realizar estes testes, e caso você ultrapasse estas horas, será cobrado apenas o excedente, mas preste muito a atenção no tipo de instância que voce escolhe na hora de criar suas instâncias porque este valor é apenas para instância do tipo t2.micro e não esqueça de excluir as instâncias quando não estiver utilizando. Se você apenas desligar será cobrado apenas o custo do volume EBS (disco virtual da AWS)

Nos volumes EBS você tem direito a 30 GB fazendo qualquer combinação de volumes comuns (General Propose), SSD ou magnético, por exemplo, você pode ter 2 discos de 15GB ou 3 discos de 10GB.
Você também tem direito a mais 1 GB de armazenamento para snapshot.

Estes 2 niveis de gratuidade (EC2 e EBS) expiram em 12 meses a partir da data de criação da sua conta

Com as instâncias já criadas você pode criar um load balancing entre suas instâncias ou até mesmo criar vários load balancings, utilizando o mesmo nível de gratuidade das instâncias com 750 horas mês.

Outro serviço que você pode utilizar para testes ou até mesmo produção por 1 ano sem nenhum custo é o Amazon S3, que é o storage de objetos da AWS, no S3 você tem direito a 5 GB de armazenamento, 20.000 requisições GET ou 2.000 requisições PUT sem custo por 12 meses.

Nível de Gratuidade da AWS que não expira

Mas nem todos os níveis de gratuidade dos serviços da AWS expira em 12 meses, existem serviços como Amazon CloudWatch, que é o serviço de monitoramento da AWS, que o período de gratuidade não expira, se você utilizar até 10 métricas personalizadas, 10 alertas, 1.000.000 de requisições de API, 5 GB de log, 3 painéis com até 50 métricas por mês para cada painel, você pode utilizar o cloudwatch sem pagar nada por período indefinido.

CloudWatch - Serviço de monitoramento da AWS

Estes são apenas alguns exemplos de serviços que podem ser utilizados para testes ou produção sem custo nenhum.

Neste link https://aws.amazon.com/pt/free todos os serviços da AWS estão bem detalhados, assim como seus níveis de gratuidade.

Então não fique com medo na hora de criar sua conta na AWS e além destes recursos free você ainda tem formas de acompanhar os gastos com previsões de custos para o mês, e pode ainda definir alertas para quando seu gasto chegar a um determinado valor.

Nível de Gratuidade da AWS

Espero que esse artigo tenha ajudado você a iniciar e criar sua primeira estrutura da AWS e se você quiser se aprofundar mais no assunto eu promovo, uma ou duas vezes por ano, uma Série de vídeo aulas gratuitas sobre AWS e para participar basta você se cadastrar no formulário abaixo.

Série de Vídeos Desvendando a AWS

Cadastre seu nome e e-mail para participar>