Trilha OpenStack

O objetivo deste artigo é conduzir você por uma trilha OpenStack para evoluir seus estudos, entender melhor a plataforma e poder decidir o próximo passo.

Para ter um primeiro contato eu fiz ESSE ARTIGO com vários materiais e links para você iniciar e entender um pouco mais sobre OpenStack. Inclusive você saberá como participar da comunidade OpenStack Brasil e também como contribuir.

Mão na massa com OpenStack

Após ter os primeiros contatos está na hora de colocar a mão na massa. Vamos fazer os primeiros testes fazendo uma instalação do OpenStack com Devstack no Ubuntu, e para isso eu fiz ESSE VÍDEO.

Logo em seguida você precisará entender como funciona os bastidores do Devstack. Entender como reiniciar os serviços e testar diferentes configurações. Para isso eu fiz ESSE OUTRO ARTIGO.

Após ter sua nuvem funcionando e ter criado suas instâncias você pode acessá-las via SSH usando o Putty no Windows. Você pode entender como isso funciona e fazer todos os testes através DESSE VÍDEO.

Podemos também administrar e executar comandos na nuvem através de outra estação Linux. Para isso precisamos instalar o CLI Client conforme mostro NESSE OUTRO VÍDEO.

Outra forma de administrar e executar comandos é através da API REST e para isso fiz 2 vídeos para fazer isso de 2 formas diferentes. Através de um plugin do Chrome e através do CURL.

Eu também promovo um Workshop Online e gratuito sobre OpenStack 1 ou 2 vezes por ano. Nesse Workshop eu falo sobre as tendências da plataforma, as novidades e sobre o mercado de trabalho. Você pode se inscrever para o próximo workshop se cadastrando abaixo.

Workshop Online de OpenStack

Inscrições Gratuitas
Cadastre seu nome e e-mail para participar>

Após seguir essa trilha, lendo todo o material e fazendo todos os testes você está apto a dar o próximo passo que é decidir o treinamento mais adequado para se tornar um especialista em OpenStack e ingressar no mercado de trabalho que está proporcionando muitas oportunidades aqui no Brasil.

Se você tiver qualquer dúvida fique a vontade para entrar em contato que terei o maior prazer em ajudar.

Grande abraço

Sandro Rodrigues